O projeto Lamosa Natural, desenvolvido na freguesia de Lamosa, município de Sernancelhe, assenta o seu foco principal na divulgação e salvaguarda de natureza. Nesse sentido, disponibiliza dois circuitos de visitação na freguesia, que se desenvolvem num misto de paisagens variáveis entre espaços agrícolas, florestas e espaços naturais. No âmbito do projeto, foram também construídos 2 abrigos para o apoiar os visitantes na prática da fotografia de natureza orientada para a avifauna.
Este território de perfil planáltico apresenta uma altimetria que varia entre os 800 e os 900 metros. Os invernos são rigorosos e os verões suaves, quando comparados com alguns territórios envolventes.
Os trilhos de Lamosa cruzam-se com diversas linhas de água, cujo caudal varia em função do ritmo das estações.
Os terrenos ocupados com culturas são variados, verificando-se uma distribuição do perfil de uso entre culturas temporárias (ex: cereais e batatas) e culturas permanentes, associadas na sua maioria a prados e pastagens.
Os terrenos incultos são variados, apresentando uma grande diversidade arbustiva e herbácea.
As áreas florestais apresentam também diversidade de espécies, com enfoque nos povoamentos florestais mistos onde se evidenciam o Carvalho-negral e o Castanheiro, importantíssimos para o potenciamento de biodiversidade e habitats. De referir também o destaque que o Pinheiro-bravo tem enquanto espécie resinosa mais abundante.
O ecossistema criado nas margens das ribeiras, harmonizando-se com as áreas atrás referidas, contribuem para a estabilização das margens ribeirinhas, estabilidade essa essencial para a formação de uma galeria ripícola com perfil de bosque antigo. Este bosque é suportado por uma malha complexa de vegetação onde várias espécies coabitam, como por exemplo, o freixo, o salgueiro, o amieiro e o sabugueiro. Esta malha de vegetação permite a estabilização da temperatura destes leitos ribeirinhos, potenciando deste modo o crescimento e desenvolvimento da diversidade florística das margens, contribuindo em conjunto com as outras áreas, para a sustentabilidade do ecossistema e biodiversidade e potenciação da fauna que o visitante conhece ao longo do percurso…